NÚCLEO DE APOIO A BANDAS

Por 6 de dezembro de 2017 Sem categoria Nenhum comentário
oop_17_nab_banner_face-editi

ATIVIDADES MUSICAIS ESPECIAIS MARCAM O FINAL DE ANO EM AIMORÉS

Com patrocínio da Aliança Energia, Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestra realiza atividades no Parque Botânico Usina de Aimorés. Integrando a programação especial, Orquestra Ouro Preto faz concerto gratuito na cidade.

Nos dias 10 e 11 de dezembro Aimorés receberá o Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras criado pela Orquestra Ouro Preto e patrocinado pela Aliança Energia. Serão realizados cursos e oficinas para músicos da região, além de um concerto gratuito. As ações ocorrerão no Parque Botânico Usina de Aimorés.
Em Minas Gerais, sobretudo no interior as praças, coretos e as tradicionais bandas de música fazem parte da paisagem sonora que é sinônimo de mineiridade e tradição, intimamente ligada à cultura e ao patrimônio imaterial do estado.

Auto de Natal no Parque Botânico Usina de Aimorés
No dia 10 de dezembro, às 16h, no Parque Botânico de Aimorés será realizado o Concerto Orquestra Ouro Preto – Auto de Natal sob regência do maestro Rodrigo Toffolo. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do auditório.

Curso de Fomento à Bandas
Nos dias 10 e 11 de dezembro serão realizados cursos de fomento às Bandas de Aimorés. As atividades abrangem oficinas para bandas de música, com foco em instrumentos de madeira, metal, atividades para maestros e regentes e uma oficina de flautas, destinada a crianças.
O núcleo tem por objetivo fomentar e capacitar regentes, professores e instrumentistas das tradicionais associações musicais, de forma gratuita, prezando pela troca de experiências e diálogo com maestros e músicos.
De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra Ouro Preto e idealizador do Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras, a iniciativa pretende preservar uma das mais importantes tradições da cultura nacional. “É difícil mensurar o legado musical deixado pelas associações musicais e bandas civis, especialmente em Minas Gerais. Daí a importância de criarmos estratégias para mantermos essas associações em atividade, ressaltando a necessidade de preservarmos essa rica tradição”, afirma Rodrigo

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 10 de dezembro, domingo
10h – Oficina para banda de música: instrumentos de madeira.
Professor: Fernando Paina

10h – Oficina para banda de música: instrumentos de metal.
Professor: João Paulo Moreira

14h – Oficina para flautas
Professor: Fernando Paina
Local: Parque Botânico Usina Aimorés

Concerto Orquestra Ouro Preto – Auto de Natal
16h – Concerto Didático – Orquestra Ouro Preto
Maestro Rodrigo Toffolo
Local: Parque Botânico Usina Aimorés
Dia: 11 de dezembro, segunda-feira
14h – Oficina para professores e maestros da banda: Método de Ensino Coletivo.
Professores: João Paulo Moreira e Fernando Paina

19h – Oficina para banda de música: conjunto completo
Professor: João Paulo Moreira
Local: Parque Botânico Usina Aimorés

Deixe um comentário

AUTO DE NATAL
Próxima Notícia
Share This