NÚCLEO DE APOIO ÀS BANDAS

Por 31 de agosto de 2017 Notícia Nenhum comentário
EDITADAA

MOSTRA FINAL DO CURSO DE FOMENTO ÀS BANDAS

 

A Vale, em parceria com a Orquestra Ouro Preto e o Núcleo de Apoio às Bandas e Orquestras, apresentam no próximo dia 02 de setembro, sábado, a partir das 16h, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, a Mostra Final do Curso de Fomento às Bandas de Ouro Preto, Mariana e região.
A mostra contará com a participação de parte das bandas que integraram o curso que foi realizado em quatro módulos, sendo o primeiro dedicado a professores, regentes experientes e iniciantes, o segundo dedicado a músicos vinculados às corporações musicais da região, e o terceiro direcionado a regentes e músicos, abordando técnicas de ensaio e apresentação.
Uma iniciativa de sucesso
As bandas marciais e corporações musicais são grandes patrimônios do estado de Minas Gerais, fazendo parte da tradição de Minas Gerais e de nossa história musical. Criado pela Orquestra Ouro Preto, o Núcleo de Apoio às Bandas e Orquestras tem por objetivo fomentar e capacitar músicos e maestros vinculados a essas manifestações culturais. Com patrocínio da Vale, a primeira iniciativa do Núcleo foi promover um curso que atendesse às demandas de músicos, instrumentistas, regentes e maestros das bandas e Ouro Preto, Mariana e região.
Em quatro módulos realizados entre os meses de maio e setembro, o curso atendeu a 144 músicos e musicistas das mais variadas idades, de 21 corporações musicais.
Para Dario Sotelo, presidente da Associação Mundial de Bandas e responsável pelo primeiro módulo do curso, o Núcleo de Apoio às Bandas e o curso proposto pelo núcleo, em parceria com a Vale, é uma iniciativa que representa muito e tem um papel importante na preservação dessa importante tradição musical. “O cargo que ocupo na Associação Mundial de Bandas deve-se ao olhar e respeito que os estrangeiros têm pelas bandas civis brasileiras. Importante ressaltar que nossas bandas são um valioso patrimônio cultural imaterial do país. Para mim, vir até o Brasil e ministrar um curso para membros de bandas centenárias é uma grande honra e também um grande aprendizado”, afirma.
“As corporações musicais sobrevivem da paixão e da dedicação quase heroica de seus integrantes. A música de banda é uma das formas de arte que deve ser preservada, incentivada e valorizada. Por isso estamos muito orgulhosos de apoiar a iniciativa da Orquestra Ouro Preto junto às bandas. Assim como a própria mineração, as corporações musicais são muito importantes na cultura e na história de Minas Gerais”, ressalta o diretor de ferrosos da Vale, Antônio Padovezi.
No quarto módulo, o público terá a oportunidade de conferir o resultado do curso, com a apresentação das corporações musicais e instrumentistas que, desde maio, se comprometeram a participar do curso.
Sociedades Musicais participantes do Curso de Fomento às Bandas e Orquestras
Sociedade Musical União Social (Cachoeira do Campo), Corporação Musical São Sebastião (Bandeirantes), Sociedade Musical Santarritense (Santa Rita de Ouro Preto), Sociedade Musical Santa Cecília (Rodrigo Silva), Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Ouro Preto), Sociedade Musical 16 de julho (Mariana), Sociedade Musical União de São Gonçalo do Amarante (Amarantina), Sociedade Musical São Sebastião (Passagem de Mariana), Sociedade Musical VIII de Dezembro (Cachoeira do Brumado), Sociedade Musical Nossa Senhora da Lapa (São José da Lapa), Sociedade Musical São Caetano (Monsenhor Horta), Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos (Ouro Preto), Banda de Música Benício Moreira (Santa Luzia), Orquestra Tom Maior (Visconde do Rio Branco), Banda Euterpe Cachoeirense, (Cachoeira do Campo), Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição (Furquim), Banda União XV de Novembro (Mariana), Banda de Cipotânea (Cipotânea), Banda de Música de Benedito Moreira (Benedito Moreira), Banda de São José da Lapa (São José da Lapa), Corporação Musical de São José (São José da Lapa), Banda de Santa Cecília (Itabirito), Sociedade Musical São Sebastião (Conselheiro Lafaiete).

Deixe um comentário

TURNÊ ESTADUAL
Próxima Notícia
Share This