Para que a história
não fique apenas na memória.

O Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras foi criado pela Orquestra Ouro Preto com o objetivo de fomentar e capacitar maestros e músicos vinculados às bandas civis e orquestras.

Consultorias, oficinas, palestras, atividades práticas e teóricas estão entre as ações propostas pelo Núcleo. As atividades são gratuitas, prezando pela troca de experiências e o diálogo com maestros, músicos e lideranças das associações musicais.

Curso de Fomento às Bandas de Música

A primeira atividade proposta pelo Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras será um curso, que tem como público alvo regentes, professores e instrumentistas das associações de bandas musicais, visando ao aperfeiçoamento de técnicas.

O curso será ministrado por artistas de renome no cenário brasileiro e internacional.

Módulos e agenda

O curso é dividido em quatro módulos, de dois dias cada, sempre em finais de semana, sendo aos sábados no período de manhã e tarde e aos domingos no período da manhã.

As atividades ocorrerão nas sedes das Bandas da região de Ouro Preto e Mariana. Vale ressaltar que em parte desses módulos, os professores responsáveis por ministrarem o curso, se deslocarão até as sedes das bandas, contemplando os distritos de Cachoeira do Campo, passagem de Mariana, Antônio Pereira, Rodrigo Silva, entre outras.

Módulo 1

06 e 07 de maio de 2017

Etapa realizada com sucesso!

Tema: Regência e Métodos de Ensino Coletivo Técnicas de ensaio

Público alvo: Professores / Regentes experientes e iniciantes

Local: Ouro Preto – Sede da Orquestra Ouro Preto

Destaques: Ministrado por Dario Sotelo, atual presidente da Associação Mundial das Bandas de Música (WASB), o primeiro módulo será destinado a maestros e professores de música. O objetivo é a apresentação do método de ensino coletivo que, posteriormente, será disponibilizado, gratuitamente, a demais interessados.

Módulo 2

17 e 18 de junho de 2017

Etapa realizada com sucesso!

Tema: Instrumentação – Percussão, Metais, Madeiras.

Público alvo: Regentes e Músicos

Local: Sedes das Bandas de Música

Destaques: Com um atendimento itinerante, o curso será dividido por instrumentos nas sedes das bandas. Neste módulo, o curso será ministrado por João Paulo Moreira, músico da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo e Fernando Paina, maestro da Orquestra de Sopros de Fernandópolis/SP.

Módulo 3

05 e 06 de agosto de 2017

Tema: Técnicas de ensaio e apresentação.

Público alvo: Regentes e Músicos

Local: Ouro Preto – Sede da Orquestra Ouro Preto

Destaques: O curso será ministrado por Alexandre Takahama, professor da UNIPAMPA, Universidade Federal de Bagé, Rio Grande do Sul.

Módulo 4

02 e 03 de setembro de 2017

Tema: Mostra final

Público alvo: Regentes e Músicos

Local: Praça Tridentes (Ouro Preto) e Praça Gomes Freire (Mariana)

Destaques: Trabalho em conjunto com todos os participantes dos outros módulos e realização de uma apresentação de encerramento, ao ar livre para as comunidades de Ouro Preto e Mariana.

FALE CONOSCO

Deseja participar com sua banda ou orquestra?
Entre em contato conosco: 31 3551 1228 ou pelo formulário abaixo.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Mensagem

Os cursos 2017 são um oferecimento de: