DISTRITOS

By 24 de abril de 2019Notícia

13ª EDIÇÃO

Há mais de 10 anos, projeto idealizado pela Orquestra Ouro Preto vem levando a música de concerto a distritos e comunidades do município da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

 Sob a batuta do Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto retoma as atividades do projeto Orquestra nos Distritos, com apresentações gratuitas nos dias 27 de abril, sábado, em Santo Antônio do Leite (17h, na Igreja de Santo Antônio) e Rodrigo Silva (20h, na Igreja de Santo Antônio); e 28 de abril, domingo, em Cachoeira do Campo (17h30, na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré) e na comunidade do Maracujá (20h, na Capela de São Judas Tadeu). Os concertos são realizados pela Orquestra Ouro Preto, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Orquestra nos Distritos: contribuindo para o acesso à cultura, levando a música para inspirar a vida das pessoas.

Há mais de 10 anos, a Orquestra Ouro Preto deu início a um capítulo importante de sua história, quando, através da democratização do acesso à cultura, ampliou os horizontes de muitas pessoas, mostrando o universo da música de concerto, que, até então, se apresentava como uma realidade muito distante para a população dos distritos.

Hoje, a Orquestra Ouro Preto realiza a 13ª edição do projeto Orquestra nos Distritos, que em 2019 será realizado em várias etapas. A primeira delas tem início neste final de semana, com concertos gratuitos em três distritos (Santo Antônio do Leite, Rodrigo Silva e Cachoeira do Campo) e uma comunidade (no subdistrito de Maracujá, pertencente à Amarantina).

Para esta edição, a Orquestra Ouro Preto preparou um repertório especial, propondo uma dobradinha entre a música erudita e popular, destacando a obra de W. A. Mozart (1756 – 1791), J. Haydn (1732 – 1809), valsas e polcas de Johann Strauss (1825 – 1899), com destaque para “Danúbio Azul”, e a música de Ivan Lins e Juarez Moreira, este último, numa bonita homenagem a cultura mineira, com o tema “Baião Barroco”.

“O Orquestra nos Distritos é um dos mais importantes compromissos que a Orquestra Ouro Preto tem com as comunidades do município de Ouro Preto. Compromisso este firmado há muitos anos com seus moradores. Assim, é com muito orgulho que podemos afirmar que as características socioculturais desse projeto, sobretudo de formação de público, vêm transformando a relação com a música de concerto dos moradores dos distritos e subdistritos onde estaremos. E acredito que dessa vez não será diferente. Por isso, quero deixar aqui nosso convite para a décima terceira edição do projeto Orquestra nos Distritos”, afirma Rodrigo Toffolo, Maestro, Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Ouro Preto.

A 13ª edição do Orquestra nos Distritos é patrocinada pela SulAmérica, Rede, Aliança Energia, Cemig e CBMM.

About admin

One Comment

Leave a Reply