Academia em OP

By 11 de março de 2020Eventos, Notícia

Dia 11/04, na Basílica do Pilar!

ACADEMIA ORQUESTRA OURO PRETO APRESENTA OBRA DE JOSEPH HAYDN EM CONCERTO ESPECIAL, NA SEMANA SANTA EM OURO PRETO

 

O concerto “As 7 últimas palavras de Cristo na cruz” será apresentado na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, dia 11 de abril, às 19h, com entrada franca.

Dos tradicionais tapetes de serragem, às missas e procissões, a Semana Santa em Ouro Preto-MG será marcada também por uma liturgia única, que mistura a fé, a música e a religiosidade. Neste ano, a música do compositor Joseph Haydn (1732-1809) vai ecoar pela Basílica do Pilar, no Sábado de Aleluia, no concerto especial de estreia da Temporada 2020 da Academia Orquestra Ouro Preto.

Patrocinados pela SulAmérica e sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, os jovens músicos da Academia apresentam no dia 11 de abril, às 19h, com entrada franca, “As 7 Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de Haydn (1732-1809). A obra reconstrói musicalmente as últimas palavras de Cristo por meio de sete Adágios, acrescidos de uma Introdução e um Presto. Na peça, a genialidade do compositor austríaco se escancara na maneira que ele encontra para mesclar tragédia e melancolia à uma atmosfera sublime e misericordiosa, ao retratar a natureza divina de Jesus Cristo e sua transfiguração, enfatizando o martírio do Homem Jesus e a Paixão do Cristo Deus.

Segundo o maestro, a obra é introspectiva e traduz, musicalmente, os aspectos mais espirituais e filosóficos da crucificação, e não apenas os carnais. “São sete movimentos dedicados às palavras ditas por Jesus na cruz. Cada movimento tem uma característica musical diferente – ora mais vibrante, ora mais densa”, explica Rodrigo Toffolo.

O compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809) foi o primeiro nome do classicismo vienense, seguido de Mozart e Beethoven. Sua obra, que compreende sinfonias e óperas, aberturas, cantatas, oratórios e outras peças, o converteu em uma das mais importantes figuras da música instrumental.

 

ACADEMIA ORQUESTRA OURO PRETO

Criada em 2019, a Academia Orquestra Ouro Preto já nasceu como referência em Minas Gerais. É formada por instrumentistas entre 18 e 28 anos de idade que têm em comum a paixão pela música, enxergando nela um futuro promissor e porta de entrada para a transformação de realidades sociais por meio da cultura.

Com sede no Sesc Palladium, em Belo Horizonte e atividades semanais, a Academia conta, atualmente, com 28 alunos e alunas bolsistas, de diferentes regiões do Estado. Os músicos recebem bolsa e de material didático, num formato inédito no que tange o incentivo para estudo e prática da música no país. As atividades são presenciais e ministradas por músicos e professores da Orquestra Ouro Preto. A Academia Orquestra Ouro Preto é patrocinada pela SulAmérica.

 

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA ORQUESTRA

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo comemora 20 anos de uma trajetória com onze trabalhos registrados em CD, sete DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas” e “The Little Prince”, versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

——

SERVIÇO

Academia Orquestra Ouro Preto apresenta: “As 7 últimas palavras de Cristo na cruz”, de Joseph Haydn (1732-1809)

Dia 11 de abril, Sábado de Aleluia
Horário: 19h
Local: Basílica do Pilar (Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17, Pilar, Ouro Preto/MG)
Entrada franca

admin

About admin