Live – A-Ha

By 11 de março de 2021Eventos, Notícia

Concerto Adiado

 

Queridos(as) amigos(as),

Com o crescimento do número de casos e perdas pela covid-19 em todo o país, optamos por adiar o concerto em homenagem à banda A-Ha, que ocorreria no dia 20 deste mês. Acreditamos na música como uma potente forma de afeto para o público em casa, porém estamos passando por um momento crítico de instabilidade e incertezas, que pode colocar em risco os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, na realização desse evento. A hora é de colaborar o máximo que pudermos com a preservação das pessoas, para que possamos nos encontrar com toda segurança, o mais breve possível.

Pedimos desculpas pelo adiamento e, assim que o cenário evoluir positivamente, remarcaremos o concerto, certos de que faremos uma surpreendente viagem à música dos anos 80 e à discografia da banda norueguesa.

Atenciosamente,
Maestro Rodrigo Toffolo

 

 


ORQUESTRA ABRE TEMPORADA COM CONCERTO INÉDITO EM HOMENAGEM À BANDA A-HA

Hits inesquecíveis do grupo norueguês vão levar o público de volta aos anos 80

 
Em tempos de pandemia, quando é preciso fazer isolamento social e as incertezas em relação ao futuro se intensificam, o afago em forma de música e o saudosismo parecem fazer ainda mais sentido. O interesse pelos anos 80, com toda sua áurea hedonista e ritmos alucinantes, segue em alta na cultura contemporânea.  A Orquestra Ouro Preto (OOP) também se inspirou nessa década e vai abrir a temporada 2021 com uma homenagem ao grupo de rock norueguês A-Ha, uma das grandes bandas de sucesso dos anos 80. Fãs do mundo todo irão celebrar os sucessos da banda, em releituras que unem o pop à música de concerto em uma noite especial, preparada para ser curtida em casa. Será dia 20 de março, sábado, às 20h30, com transmissão ao vivo no canal da Orquestra do YouTube. O concerto acontece no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte-MG, mas em função das restrições da pandemia, não haverá presença de público. Todos os protocolos de saúde e segurança serão seguidos e toda a equipe de músicos e produção será testada com o exame RT-PCR, padrão ouro.

Patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, a primeira live do ano é inspirada no álbum “On Tour in Brasil”, lançado pelo grupo norueguês em 1989, e que emplacou vários hits nas paradas de sucesso, como “Take On Me” e “Hunting High and Low”. Antecipando a um possível estranhamento pela escolha da banda, o maestro pondera: “Por que não tocar A-Ha? Essa banda marcou a história de uma geração que curtiu a vida a todo o vapor, sem telefone celular, sem redes sociais, mas com muita música, cores, personalidade e estilo. Queremos tocar a memória afetiva das pessoas, num clamor pelos bons momentos que ficaram para trás. Além disso é importante homenagear não só o sucesso avassalador feito pelo trio como também fazer justiça a algo que é muito pouco falado: a extrema qualidade musical do grupo”, destaca Toffolo.

O encontro da música erudita com os sintetizadores que revolucionaram a cultura musical oitentista foi idealizado por Toffolo, com arranjos de Fred Natalino. “A cultura da década de 1980 é tão forte que os anos passam e ela continua viva, inspirando criações artísticas até hoje, tal como vemos a todo momento no cinema, na literatura e até na moda. Além disso, a banda A-Ha é de uma qualidade musical incrível, que acredito ser pouco explorada, já que muitos limitam o grupo a uma banda pop radiofônica”, afirmou. O tecladista Paulim Sartori explica que não é comum uma orquestra de cordas ser acompanhada pelo som de sintetizadores. “Nossa proposta é resgatar os sons que compõem o universo sonoro do A-Ha, característico desse repertório dos anos 80, tocando os sintetizadores ao vivo para transportar a memória das pessoas através da música”, disse.

 

SOBRE O A-HA
Para os maiores de 30 anos, o A-Ha dispensa apresentações. Com o lançamento do single de estreia “Take On Me” em 1985, a banda norueguesa foi um sucesso nas rádios de todo o mundo. O êxito foi ainda maior devido ao videoclipe inovador que misturava desenhos com imagens reais. Além disso, o riff no sintetizador do primeiro hit de sucesso influenciou toda uma geração e virou a marca registrada dos músicos noruegueses. O vídeo da canção já teve mais de 1,2 bilhão de views no YouTube.

A banda ainda arrasta multidões de fãs por onde passa, tem 39 anos de estrada e é formada pelo vocalista Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen. O trio tem 30 CDs e DVDs lançados e hits que marcaram a trilha sonora da vida de muita gente.

About admin