GLTA Comemora Centenário de Padre Mendes com Programação Cultural

By 25 de agosto de 2015Sem categoria

O Grêmio Literário Tristão de Ataíde – GLTA promove as comemorações do centenário de seu fundador, Padre Mendes. A programação tem início no dia 29 de novembro, estendendo-se até meados de dezembro e conta com a parceria da Arquidiocese de Mariana, IFMG Campus Ouro Preto, Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, instituições públicas, privadas e toda a comunidade de ex-alunos, amigos e admiradores de Padre Mendes.

O evento de abertura acontece no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 19h30, no auditório do IFMG-OP e será marcado por dois momentos distintos. Inicialmente, a Orquestra Ouro Preto, regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, junto à Estandarte Cia. de Teatro apresentam o espetáculo “Entre sinos, tambores e amores ou Um causo para várias melodias”. A segunda parte marca o lançamento do livro “Padre Mendes”, organizado por Francelina Ibrahim Drummond e pela professora Elinor Martins Carvalho. O livro conta ainda com a participação de ex-alunos e sócios do GLTA, através de textos de lembranças e vivências com o padre homenageado. A edição é fartamente ilustrada com fotografias, que marcaram a história de Ouro Preto desde 1938, e manuscritos cedidos por pessoas da cidade.

A Missa em Ação de Graças pelo Centenário acontece no dia 01 de dezembro, domingo, às 08h30, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, celebrada pelo Padre Marcelo Moreira Santiago, contando ainda com a participação do Coral Cristo Rei.

Durante o mês de dezembro, mais uma vez a Orquestra Ouro Preto marca presença com o espetáculo da série “The Beatles”, (bilheteria com fim beneficente, integralmente doada ao projeto Circo e Cidadania, da OCA) no dia 04 de dezembro, quarta-feira, às 20h30, no Centro de Convenções da UFOP.

Com a parceria da FAOP, ainda em dezembro, acontece a exposição Presépios – Patrimônio Cultural e Arte Popular. A abertura será no dia 10 de dezembro, terça-feira, às 20h, na Sala Ivan Marquetti (Galeria de Arte da sede do GLTA).

Padre José Pedro Mendes
Cidadão honorário da cidade de Ouro Preto, Padre Mendes nasceu em Nova Era, no dia 29 de novembro de 1913 e faleceu em 20 de fevereiro de 1999 em Belo Horizonte, sendo sepultado em Ouro Preto. Durante sua vida de sacerdócio, foi responsável pela formação cultural e educacional de uma geração de pessoas. Segundo o professor Ronaldo Toffolo, membro do Conselho Diretor da GLTA, Padre Mendes foi uma personalidade que ocupou como presença viva o coração da juventude àquela época. “Quer na dimensão de professor de Língua Portuguesa e Inglês, quer como sacerdote e amigo, Padre Mendes tornou a vida de muitas gerações uma emoção renovada, convertendo pelo exemplo, sem nunca pedir, os que se distanciavam do coração de Deus e – por que não dizer – enchendo o vazio de muitos com sua presença, tornando-a uma experiência única e inseparável do destino de cada uma dessas vidas”, recorda.

Texto: Ronaldo Toffolo

OOP

About OOP

Leave a Reply