Live – Valencianas e As 4 Estações

By 30 de novembro de 2020Eventos, Notícia

Dia 06/12, às 17h30

 

ORQUESTRA OURO PRETO APRESENTA EXCELÊNCIA E VERSATILIDADE EM DOIS CONCERTOS

 Com transmissão ao vivo, “As Quatro Estações” de Vivaldi e “Valencianas”, na companhia de Alceu Valença, serão apresentadas no dia 6 de dezembro

 

A ORQUESTRA OURO PRETO celebra os 125 anos da SulAmérica com duas lives em sequência, domingo, dia 6 de dezembro, transmitidas diretamente da histórica cidade mineira. Tudo sob a batuta do Maestro Rodrigo Toffolo, com participação de Alceu Valença e do violonista Carmelo de Los Santos.

Às 17h30, a Academia Orquestra Ouro Preto interpreta um ícone do barroco musical no templo do barroco arquitetônico mineiro. O concerto “As Quatro Estações”, de Vivaldi, será transmitido da Igreja de São Francisco, cujos adornos estão para Aleijadinho e Mestre Ataíde como a Capela Sistina está para os renascentistas. O solista convidado é o violinista gaúcho radicado nos EUA, Carmelo de Los Santos.

Patrocinada pela SulAmérica, a Academia é um projeto sócio educativo da Orquestra, criado em 2019, que reúne 42 alunos bolsistas, com idade entre 18 e 28 anos. O concerto é o resultado do ensino a distância realizado durante a pandemia e será a primeira vez que o grupo se reúne presencialmente.

Clique aqui para ativar o lembrete e assistir no YouTube.

 

VALENCIANAS

Das quatro estações diretamente para a Estação da Luz, a ORQUESTRA OURO PRETO convida ALCEU VALENÇA para apresentarem juntos o aclamado “Valencianas”, que reúne obras do cantor e compositor pernambucano adaptadas para a música de concerto. Uma ponte entre as sonoridades do Nordeste solar com o barroco mineiro, na qual as ladeiras musicais de Olinda se encontram com as de Ouro Preto.

Transmitida da Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento na América Latina, a partir das 19h, a live tem um componente especial. O público poderá assistir em primeira mão um mix de dois diferentes concertos: Valencianas (vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum de MPB) e Valencianas II, previsto para rodar diversas cidades brasileiras em 2021, com o lançamento do álbum e audiovisual gravados em Portugal.

No palco, Alceu e a Orquestra Ouro Preto interpretam “Anunciação”, “Belle de Jour”, “Tropicana”, “Como Dois Animais”, “Cavalo de Pau”, “Tomara”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Eu Vou Fazer Você Voar”, entre outras, além da ”Suíte Valenciana” e versões orquestrais de temas como “De Janeiro a Janeiro” e “Estação da Luz”.

O concerto tem regência de Rodrigo Toffolo, arranjos de Mateus Freire e direção de cena de Paulo Rogério Lage. A produção executiva é da Palco, da Tropicana e da Orquestra Ouro Preto.

“Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna ousadia e contemporaneidade. “Valencianas” associa os gêneros do sertão e do agreste do Brasil, tão essenciais em sua obra, à música de concerto cheia de versatilidade da Orquestra Ouro Preto. Uma maneira não só de homenagear este mestre e a brasilidade profunda a que a obra de Alceu nos remete” – explica o maestro Rodrigo Toffolo.

Para Alceu, “trata-se de um olhar diferente sobre a minha obra. Isso acontece muito em função do espírito da orquestra Ouro Preto. São músicos jovens que contagiam pela destreza com que executam seus instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances da minha música” – diz o compositor.

Nas palavras do apresentador Tadeu Schmidt, que recebeu Alceu e a Orquestra Ouro Preto no Fantástico em 2019, “Valencianas faz com que a música, além de ser dançada e cantada, tenha a característica de ser ouvida”.

 

SERVIÇO
Data: 6 de dezembro, domingo
Transmissão: Canal da Orquestra Ouro Preto no YouTube.

17h30 – As Quatro Estações, de Vivaldi
Academia da Orquestra Ouro Preto. Solista convidado: Carmelo de Los Santos
Local: Igreja de São Francisco de Assis – Ouro Preto (MG).

19h – Valencianas
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Local: Casa da Ópera – Ouro Preto (MG)

admin

About admin