Orquestra Ouro Preto conquista nordeste com repertório Beatle

By 25 de agosto de 2015Sem categoria

Surpresa! Tamanho o espanto do grupo de músicos que acabara de desembarcar no Aeroporto Internacional de São Luís do Maranhão, ao serem interpelados pela funcionária que os recebia, com a seguinte pergunta: “Vocês são da Orquestra Ouro Preto”?

A passagem acima narra um pequeno fragmento do êxito que foi a primeira etapa da Turnê Nacional realizada pela Orquestra Ouro Preto, integrando as comemorações dos 60 anos da Petrobras, patrocinadora do grupo.

Embalada pelo repertório da Série Beatles, a Orquestra Ouro Preto, regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo, levou o contorno orquestral das músicas do emblemático quarteto inglês à Vitória, Fortaleza, São Luís, Aracaju, Recife, Natal e Salvador. Nas capitais, disputas por ingressos, filas a perder de vista e teatros lotados.

Múltiplas e intensas foram as reações dos espectadores que, a cada concerto, manifestavam alegria, ao ensurdecerem os teatros com intermináveis aplausos, clamando efusivamente: Mais um, mais um… . Aceito os pedidos, como não poderia deixar de ser, Hey Jude convidava o público a “intervir” no concerto. Cantarolando o refrão mais famoso do mundo, o público dava voz ao corpo, em uma manifestação espontânea de carinho e êxtase. Que o diga a inusitada homenagem dos pernambucanos no concerto realizado no Teatro Santa Isabel, quando centenas de placas com os dizeres Na, Na, Na foram levantadas, fazendo alusão à canção escrita por McCartney e Lennon.

A primeira etapa da turnê também pode ser traduzida em números. A equipe da Orquestra Ouro Preto, composta por 21 pessoas, passou por sete capitais, com quase 20 mil quilômetros percorridos e uma média de público de 1000 pessoas por apresentação.

Outro aspecto que merece destaque foi a ampla cobertura midiática, pelos mais diversos e importantes meios de comunicação de cada um dos estados. Jornais impressos, redes de televisão, rádios e websites deram especial atenção aos concertos, o que em uma leitura inicial sugere que a turnê tenha alcançado, indiretamente, 2 milhões de pessoas.

E a turnê não cessa. Em novembro, a Orquestra Ouro Preto viaja para o centro-oeste e norte do país, com a expectativa de repetir em Manaus e Brasília o sucesso alcançado nas cidades onde se apresentou.

Texto: Saulo Rios

Foto: Naty Tôrres

OOP

About OOP

Leave a Reply