ORQUESTRA OURO PRETO E PROJETO BRASIL EM BH

By 8 de setembro de 2016Eventos

REPERTÓRIO TRAZ OBRAS DE CARTOLA, GONZAGUINHA, DOMINGUINHOS E OUTROS GRANDES NOMES DA MPB.

A Orquestra Ouro Preto, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo, convida o Projeto Brasil para concerto especial no dia 11 de setembro, domingo, às 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. O concerto integra a programação da série Domingos Clássicos. Os ingressos custam R$5 (inteira) e R$2,50 (meia).

Formado pelo compositor e acordeonista Célio Balona, pelo pianista Clóvis Aguiar e pelo contrabaixista Milton Ramos, o Projeto Brasil se une à Orquestra Ouro Preto em um concerto que privilegia grandes temas da música popular brasileira.

No repertório, composições de Cartola, Gonzaguinha, Chico Buarque e Dominguinhos promovem o encontro entre a música popular e erudita, com arranjos inéditos para orquestra de cordas, em diálogo com o trabalho que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo desde sua formação.

Célio Balona conta como se deu este encontro. “Conheci o trabalho da Orquestra através de amigos e da mídia. Acho muito bom o trabalho que inclui peças eruditas e participação de artistas e músicos da MPB (Alceu Valença e Edu Lobo são ótimos exemplos dessa união). Agora estamos nós do Projeto Brasil nos preparando para essa notável experiência! ”, comenta.

Para o maestro Rodrigo Toffolo, todo concerto que tem em sua essência o diálogo com a música popular é sempre um desafio. “Apesar de termos desenvolvido vários trabalhos neste sentido, sempre temos que ter muito cuidado à forma de fazer música popular, que difere da erudita. Mas a expectativa é grande para executar esses grandes cânones da MPB, em uma roupagem mais formal, como demanda a linguagem da música de concerto”, analisa.

A Série Domingos Clássicos é uma parceria entre o Sesc Palladium e a Orquestra Ouro Preto que, neste ano, segue com novidades. Assim, o centro cultural reforça sua missão de realizar ações para formação de público e democratização do acesso, valorizando a música de concerto.

Programa

Assum Preto – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Velas Içadas – Ivan Linz e Vitor Martins

Da Cor do Pecado – Bororó

Send in the Clows – Stephen Sondheim

Lamento Sertanejo – Dominguinhos

Explode Coração – Gonzaquinha

Canção da Manhã Feliz – Haroldo Barbosa e Luís Reis

Beatriz – Edu Lobo e Chico Buarque

As Rosas não Falam – Cartola

Oblivion – Astro Piazzolla

adminoop

About adminoop

Leave a Reply