Orquestra Ouro Preto lança Concertos para Cordas – Antonio Vivaldi

By 27 de outubro de 2015Sem categoria

Registro inédito no Brasil, disco contempla nove concertos para orquestra de cordas assinados pelo compositor italiano.

A Orquestra Ouro Preto lança no próximo dia 31 de Outubro, o disco Concertos para Cordas – com obras de Antonio Vivaldi, em apresentação no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte. A gravação privilegia capítulo importante na vida do compositor italiano, referência maior do período Barroco tardio, em um registro inédito no Brasil.

Formado por nove concertos para cordas, com três movimentos, seguindo a organização rápido – lento – rápido, sem a presença de solistas, Concertos para Cordas remete ao trabalho de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) na “Ospedalle dela Pietá”, em Veneza, convento, orfanato e famosa escola de música do século XVIII, pelo alto nível de educação musical destinado às suas internas. Grande parte da obra musical de Vivaldi foi escrita para essa instituição, consolidando a reputação do italiano como músico, maestro e compositor.

A gravação registra performance de excelência da Orquestra Ouro Preto. Abre o disco o Concerto em Lá Maior, RV 158, um dos mais conhecidos. Destaque também para a famosa “Alla Rústica”, Concerto em Sol Maior, RV 151 e o Concerto em Dó menor , RV 119, onde Vivaldi expressa sua virtude no uso do contraponto.

Com direção artística do maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra Ouro Preto, o disco foi gravado na Capela de São José dos Homens Pardos e Bem Casados, na cidade de Ouro Preto, dada sua acústica privilegiada, com uma reverberação natural. A produção de gravação, edição, mixagem e masterização ficou a cargo do Engenheiro de Som Ulrich Schneider, com passagens por grandes orquestras mundiais.

De acordo com o compositor, musicólogo e maestro brasileiro Ernani Aguiar, a Orquestra Ouro Preto e seu maestro Rodrigo Toffolo “nos apresenta uma versão dinâmica, vigorosa e cheia de força, não permitindo que o interesse do ouvinte diminua em nenhum instante”.

O disco estará disponível para venda aqui, em nosso site, a partir do dia 31 de Outubro.

 

OOP

About OOP

One Comment

  • Ana Carolina disse:

    É inebriante ouvir a gravação Concerto para Cordas – Antonio Vivaldi. Parabéns pela inteligente escolha. Quando voltarem ao Distrito de Antônio Pereira, não deixem de tocá-la.

Leave a Reply