QUEM FOI O QUINTO BEATLE?

By 1 de abril de 2016Palavra do Maestro

George Martin – a versatilidade do quinto Beatle.

Se você não conhecia o quinto Beatle, provavelmente ficou sabendo quem era o produtor britânico George Henry Martin quando a notícia de sua morte, aos 90 anos, se espalhou pelas redes sociais, no último dia 08 de março.

Virtuosamente musical, além de produtor, foi também compositor, arranjador e maestro. Músico de formação clássica, George era adepto à experimentação. Nascido em Londres, em 1926, e apesar de ter estudado em algumas instituições de música, Martin era autodidata e descobriu quase que sozinho os caminhos do universo musical. O interesse foi despertado quando assistiu a uma apresentação da London Symphony Orchestra, no salão da escola.

Como diretor da gravadora Parlophone, e mesmo com pouca experiência na música pop, o produtor musical conseguiu capturar a essência do Quarteto de Liverpool e registrar em disco toda a energia e originalidade dos Beatles. Desse encontro em 1962, pelos oito anos seguintes, Martin foi além de produtor, professor, psicólogo e, por que não, mentor do “Fab Four”, conduzindo os rapazes do rock and roll clássico ao experimentalismo mais ambicioso. Da parceria que começou com o sucesso “Love Me Doo” à psicodelia de “Sgt. Peppers”.

Em sua carreira, Martin produziu mais de 700 álbuns, trabalhou com artistas como Dire Straits, Celine Dion, Sting e os Rolling Stones e ganhou diversos prêmios Grammy e um Oscar por “A hard day’s Night”. Em 1999, entrou no Hall da Fama do Rock.

Quinto Beatle, George Martin foi mais que um produtor musical, com sensibilidade e muita técnica, apresentou ao mundo quatro rapazes que se tornariam o grupo musical mais consagrado da história da música popular.

Maestro Rodrigo Toffolo

OOP

About OOP

3 Comments

Leave a Reply