Série Distritos: Orquestra Ouro Preto faz concertos neste final de semana

By 25 de agosto de 2015Sem categoria

A Orquestra Ouro Preto retoma este mês o projeto Orquestra nos Distritos, dando continuidade à 10ª edição da série que tradicionalmente visita distritos e localidades pertencentes ao município de Ouro Preto.

Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo realiza cinco concertos no final desta semana, com duas apresentações, no dia 18 de Outubro, sábado, nos distritos de Santo Antônio do Leite (Igreja de Santo Antônio, às 19h) e Rodrigo Silva (Igreja de Santo Antônio, às 21h). No dia 19, domingo, é a vez da localidade da Chapada (Capela de Sant’Ana, às 15h) e dos distritos de Lavras Novas (Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, às 17h30) e Santo Antônio do Salto (Igreja de Santo Antônio, às 20h), receberem a Orquestra.

No repertório, a Orquestra Ouro Preto reproduz nos distritos músicas presentes em sua última turnê por cinco cidades do estado. Destaque para o Dobrado Dois Corações (Pedro Salgado) – peça executada pelas tradicionais bandas de música mineiras e “A Máquina de Escrever” (Leroy Anderson), obra original e inusitada em que se utiliza uma máquina de escrever como instrumento musical, envolvendo o público e remetendo ao cinema, onde foi interpretada pelo comediante Jerry Lewis, em célebre cena do filme “Errado pra Cachorro” (Who’s Minding The Story?)

O repertório conta ainda com Alla Rústica (Antonio Vivaldi) e “Suíte Americana”, composta por três movimentos sobre temas distintos da música americana, incluindo um dos Hinos de Ação de Graças mais conhecidos no mundo.  Encerrando, o grupo exibe a paisagem sonora de Buenos Aires com os tangos “El Choclo”, “Libertango” e La Cumparsita, com a participação especial do bandoneonista e compositor argentino Rufo Herrera.

“Temos um carinho muito grande e especial com a Série Orquestra nos Distritos. É sempre um grande prazer para a Orquestra Ouro Preto realizar este projeto que neste ano chega à sua 10ª Edição”, comenta o Maestro Rodrigo Toffolo, destacando o ineditismo do projeto no Brasil.

A Série Orquestra nos Distritos é patrocinada pela Petrobras, Gasmig e Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, contando com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Em novembro, o projeto continua com apresentações nos demais distritos de Ouro Preto.

Confira a programação completa de Outubro:

Dia 18 de Outubro

Santo Antônio do Leite – Horário: 19h – Local: Igreja de Santo Antônio

Rodrigo Silva – Horário: 21h – Local: Igreja de Santo Antônio

 

Dia 19 de Outubro

Chapada – Horário: 15h – Local: Capela de Sant’Ana

Lavras Novas – Horário 17h30 – Local: Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Santo Antônio do Salto: Horário: 20h – Local: Igreja de Santo Antônio

 

Texto: Saulo Rios

Foto: Nathalia Torres

OOP

About OOP

Leave a Reply