
Dia 9 de julho, no Largo do Rosário
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se apresentam no Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu (MG)
Concerto gratuito acontece no dia 9 de julho, às 20h30, no Largo do Rosário
Depois do sucesso absoluto em Ouro Preto, onde reuniu mais de 40 mil pessoas na Praça Tiradentes, o concerto Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto chega a Paracatu (MG). A apresentação acontece no dia 9 de julho, às 20h30, no Largo do Rosário, como parte da programação oficial do Festival do Patrimônio Cultural da cidade, um dos eventos culturais mais importantes do noroeste mineiro.
Com patrocínio da Kinross, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o concerto revisita a obra do cantor pernambucano em arranjos assinados por Mateus Freire, com regência do Maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, clássicos como “Anunciação”, “Tropicana”, “La Belle de Jour”, “Girassol” e “Como Dois Animais” ganham novas cores ao serem interpretados por uma das orquestras mais queridas do país.
“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirma Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto.
Alceu Valença também celebra o reencontro com sua própria obra. “A cada apresentação com a Orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a Orquestra é como o nirvana para mim”, diz o cantor.
A parceria entre Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto teve início em 2012 e se consolidou com os álbuns Valencianas (2014) e Valencianas II (2022). Em 2025, o projeto ganhou ainda mais notoriedade internacional com uma bem sucedida turnê europeia que passou por sete cidades, incluindo Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim, com ingressos esgotados e excelente recepção de público e crítica.
O concerto em Paracatu reforça o compromisso da Orquestra em democratizar o acesso à música de qualidade e dialogar com o patrimônio histórico e cultural das cidades por onde passa. A apresentação também integra as comemorações dos 25 anos da Orquestra Ouro Preto, que em 2025 realiza uma série de ações e concertos no Brasil e no exterior.
Durante a pandemia, Alceu Valença e a Orquestra estiveram em Paracatu para uma apresentação com público extremamente reduzido, realizada sob rigorosos protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19. “Chegou a hora de celebrarmos em grande estilo, uma verdadeira festa ao ar livre, aberta a toda a comunidade, com a emoção coletiva dos grandes espetáculos”, afirma Toffolo.
Para Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, a parceria com a Orquestra Ouro Preto é motivo de grande orgulho. “Acreditamos que a cultura tem um papel fundamental na formação de uma sociedade mais plural, crítica e conectada com suas raízes. Poder oferecer ao público de Paracatu um espetáculo dessa magnitude, com Alceu Valença e a Orquestra, é reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento cultural da nossa comunidade. É uma parceria que inspira e emociona.”
A apresentação faz parte da programação do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, que celebra a diversidade e riqueza da tradição local com uma agenda intensa de shows, oficinas, feiras gastronômicas e atividades voltadas à valorização da história e da identidade da cidade. A presença de artistas nacionais, grupos regionais e manifestações populares transforma Paracatu em um grande palco a céu aberto, promovendo encontros entre passado, presente e futuro.
Serviço
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, em Paracatu
Data: 9 de julho de 2025, quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Largo do Rosário . Paracatu, Minas Gerais
Entrada gratuita