Dia 11 de dezembro, na Sé de Mariana
ORQUESTRA OURO PRETO CELEBRA o RETORNO DE ÓRGÃO HISTÓRICO EM MARIANA
Apresentação será realizada no dia 11 de dezembro, às 20h, e celebra o retorno de instrumento único nas Américas, após nove anos em processo de restauração
A Orquestra Ouro Preto é a convidada para uma grande celebração em Mariana, reconhecida como berço da fé e da música em Minas Gerais. A cidade está em clima de festa com o retorno do órgão histórico Arp Schnitger (1648–1719) à sua função original na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção. O instrumento, único exemplar da oficina de Schnitger fora da Europa, passou por um minucioso processo de restauração realizado na Espanha e agora está sendo oficialmente entregue de volta à comunidade.
Para celebrar este marco, a Orquestra Ouro Preto, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo, realiza no dia 11 de dezembro, às 20h, um concerto especialmente concebido para exaltar a sonoridade do órgão restaurado. A organista Joseinéia Godinho será responsável por conduzir o instrumento histórico ao público presente.
Construído no início do século XVIII e doado pela Coroa Portuguesa à recém-criada Diocese de Mariana, o órgão tem sido presença fundamental em celebrações religiosas, litúrgicas e artísticas. Símbolo da confluência entre fé, arte e patrimônio, ele representa um elo raro entre a tradição da música barroca europeia e o desenvolvimento da cultura brasileira. Parado desde 2016, quando a Catedral entrou em processo de restauração, o instrumento rompe agora um silêncio de nove anos e volta a ressoar a memória religiosa, histórica e sonora do país.
O programa, escolhido para destacar o esplendor musical do órgão e sua integração com o conjunto orquestral, inclui obras de grandes mestres do barroco europeu, como Georg Friedrich Haendel e Dietrich Buxtehude. Encerrando a noite, a Orquestra apresenta ainda um bloco especial de canções natalinas com arranjos de Mateus Freire, celebrando também o espírito das festividades de fim de ano.
Serviço
Retorno do Órgão Art Schnitger com a Orquestra Ouro Preto
Quando: 11 de dezembro, às 20h
Onde: Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção
Praça Cláudio Manoel, Centro, Mariana