Tizumba no Alma Mineira

By 3 de outubro de 2025Eventos, Notícia

09 de novembro, no Sesc Palladium

Orquestra e Tizumba celebram a música feita em Minas na série “Alma Mineira”

Tizumba se junta à Orquestra no dia 9 de novembro, no Sesc Palladium, para única apresentação

 

A Orquestra Ouro Preto recebe no palco do Grande Teatro do Sesc Palladium um dos grandes ícones da música mineira: Maurício Tizumba. O concerto “Alma Mineira: Orquestra Ouro Preto convida Maurício Tizumba” acontece no dia 9 de novembro, às 11h, dentro da tradicional Série Domingos Clássicos.

Clique aqui para garantir os seus ingressos.

Dono de uma carreira sólida, multifacetada e profundamente enraizada na tradição afro-mineira, Tizumba é cantor, compositor, ator e percussionista que construiu uma trajetória marcada pela defesa da cultura negra, pela presença cênica contagiante e pelo diálogo criativo entre a música popular e as sonoridades tradicionais de Minas. Suas obras são verdadeiros manifestos de identidade e resistência, trazendo para o palco uma força artística que há décadas inspira gerações.

No repertório preparado para este encontro, o público poderá ouvir algumas das canções mais representativas de sua carreira, como “Afrojapa”, “A Criação”, “Sá Rainha” e “Maurice à Paris”. Essas músicas, ao lado de outras que marcam sua trajetória, ganham novos contornos nos arranjos orquestrais, ampliando ainda mais sua potência expressiva.

A parceria entre a Orquestra Ouro Preto e Maurício Tizumba vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos. O primeiro encontro aconteceu na produção de “O Auto da Compadecida, a Ópera”, quando o artista emprestou sua força cênica e interpretou o personagem Emanuel, da obra de Ariano Suassuna. Em 2024, Tizumba retornou aos palcos ao lado da Orquestra para celebrar a trajetória da cantora Titane, em uma homenagem emocionante que reafirmou sua versatilidade e sua capacidade de dialogar com diferentes linguagens artísticas. Agora, esse reencontro ganha novos contornos, consolidando uma relação artística que se traduz em respeito, admiração e celebração da música mineira.

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra, a presença de Tizumba simboliza uma celebração das raízes culturais de Minas. “Maurício Tizumba é um patrimônio vivo da nossa música. Ele representa a força da tradição, mas também a ousadia de dialogar com diferentes linguagens e reinventar-se artisticamente. Para nós, é uma alegria imensa poder recebê-lo no palco junto à Orquestra, e compartilhar com o público essa experiência única que é ouvir sua obra em diálogo com o universo orquestral.”

O concerto reafirma a vocação da Orquestra Ouro Preto para transitar com liberdade entre diferentes gêneros e universos musicais, aproximando a música de concerto da diversidade da cultura popular brasileira e destacando a riqueza de artistas que são referência para a identidade mineira.

 


Série Domingos Clássicos

O espetáculo integra a Série Domingos Clássicos, uma parceria entre a Orquestra e o Sesc em Minas, que em 2025 completa dez anos de trajetória. Consolidada como uma das mais importantes iniciativas de formação de público para a música orquestral no Brasil, a série já realizou dezenas de apresentações gratuitas ou a preços populares, promovendo o acesso à arte e o encontro da música de concerto com a diversidade cultural brasileira.

 


Serviço
Alma Mineira: Orquestra Ouro Preto convida Maurício Tizumba

Data: 9 de novembro de 2025
Horário: 11h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, BH – MG)
Ingressos: www.sympla.com.br e na bilheteria do teatro. Clique aqui para garantir os seus ingressos.

About oop