Alceu na Praça da Liberdade

By 12 de julho de 2025Eventos, Notícia

27 de setembro, em Belo Horizonte

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se apresentam gratuitamente na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

Concerto acontece no dia 27 de julho, às 18h, com patrocínio da SulAmérica

 

Depois do sucesso absoluto em Ouro Preto, onde reuniu mais de 40 mil pessoas na Praça Tiradentes, o concerto Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto chega a Belo Horizonte. A apresentação gratuita será no dia 27 de julho, às 18h, na Praça da Liberdade, um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital mineira.

Com patrocínio da SulAmérica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, o concerto revisita a obra do cantor pernambucano em arranjos assinados por Mateus Freire, com regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, clássicos como “Anunciação”, “Tropicana”, “La Belle de Jour”, “Girassol” e “Como Dois Animais” ganham novas cores ao serem interpretados por uma das orquestras mais queridas do país.

“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirma Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra.

Alceu também celebra o reencontro com sua própria obra. “A cada apresentação com a Orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a Orquestra é como o nirvana para mim”, afirma.

A parceria entre Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto teve início em 2012 e se consolidou com os álbuns Valencianas (2014) e Valencianas II (2022). Em 2025, o projeto ganhou ainda mais notoriedade internacional com uma bem-sucedida turnê europeia que passou por sete cidades, incluindo Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim, com ingressos esgotados e excelente recepção de público e crítica.

A apresentação em Belo Horizonte reforça o compromisso da Orquestra em democratizar o acesso à música de concerto e dialogar com o patrimônio histórico e cultural das cidades por onde passa. O concerto também integra as comemorações dos 25 anos da Orquestra Ouro Preto, que em 2025 realiza uma série de ações e apresentações no Brasil e no exterior.

A SulAmérica é patrocinadora da Orquestra Ouro Preto desde 2017, fortalecendo ao longo dos anos uma parceria comprometida com a promoção da cultura e do bem-estar. Em 2025, a seguradora já levou a Orquestra a Curitiba, em junho, ao lado de Vanessa da Mata, e ao Rio de Janeiro, em julho, com Duda Beat. Para setembro, prepara uma surpresa especial no Parque Ibirapuera, em São Paulo, reunindo Diogo Nogueira, Carlinhos Brown e a Orquestra Ouro Preto em um espetáculo vibrante, aberto ao público.

Para Raquel Reis, CEO da SulAmérica, apoiar o projeto é uma forma de promover bem-estar por meio da cultura. “Acreditamos que a saúde integral passa também pela arte, pela emoção e pelo encontro. É uma grande alegria proporcionar um espetáculo dessa magnitude, de forma gratuita, para a população de Belo Horizonte. A música de Alceu Valença, somada à excelência da Orquestra Ouro Preto, oferece um momento de celebração coletiva, tão importante para o equilíbrio e a felicidade das pessoas.”

O concerto tem a produção cultural da Palco, da Tropicana e do Instituto Ouro Preto. Os arranjos são de Mateus Freire, direção de cena de Paulo Rogério Lage e regência e direção musical do Maestro Rodrigo Toffolo.

 


Serviço
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, em Belo Horizonte

Data: 27 de julho de 2025, sábado
Horário: 18h
Local: Praça da Liberdade – Belo Horizonte, MG
Entrada gratuita

About oop