Madrigale e Academia

By 11 de dezembro de 2023Eventos, Notícia

Dia 13/12, em Belo Horizonte

Madrigale e Academia Jovem Orquestra Ouro Preto celebram o Natal e os 30 anos do coro

Concerto gratuito acontece na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte

 

Grandes encontros merecem ser celebrados. Dois dos mais respeitados grupos mineiros, o Coro Madrigale e a Orquestra Ouro Preto, através de sua academia jovem, se justapõe no dia 13 de dezembro, às 20h, na Igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte para apresentar as “Matinas de Natal”, de autoria de um dos principais compositores mineiros da primeira metade do século XIX, João de Deus de Castro Lobo. A apresentação é gratuita e comemora os 30 anos de atividades do coro.

Com a regência do maestro Arnon Oliveira, o concerto é um resgate histórico. Há exatos 20 anos, as duas formações musicais se encontravam em Ouro Preto para entoar o mesmo concerto, em um grande trabalho de recuperação das partituras. Foi o início de uma linda parceria que, em 2023 se reencontrou no palco do Sesc Palladium para bela homenagem aos 90 anos do bandoneonista Rufo Herrera.

Castro Lobo, compositor das “Matinas de Natal”, foi um sacerdote, organista e compositor que viveu entre a antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, e Mariana. Hoje é reconhecido como um dos principais autores mineiros de música sacra da primeira metade do século XIX. Suas obras vêm sendo progressivamente publicadas após intensos trabalhos de pesquisas de musicólogos que visam recuperar um acervo riquíssimo e inigualável.

“Matinas de Natal” é uma composição de origem litúrgica, escrita por Castro Lobo paras as missas realizadas durante a alvorada, de madrugada, antes mesmo da primeira missa solene, constituindo-se de júbilos pelo nascimento de Jesus. A obra composta para orquestra de cordas, coro, flautas e trompas é de singular beleza e remonta as grandes tradições religiosas do barroco mineiro.

Para o maestro Rodrigo Toffolo o concerto é uma ótima ocasião para fechar o ano da Academia com chave de ouro. “A Academia Jovem Orquestra Ouro Preto, carrega consigo todos os valores da formação principal. Nossos jovens bolsistas transitam entre a excelência e a versatilidade e bebem na fonte de nosso berço, Ouro Preto. A música feita lá, na primeira metade do século XIX, principalmente por Castro Lobo, Lobo de Mesquita e outros, foi fundamental para a sociedade da época e inovava, transformando o barroco europeu da época em outra coisa, com uma cara mais brasileira, cheia de personalidade”.

Para o regente da noite, o maestro Arnon Oliveira, é gratificante celebrar os 30 anos do Coro Madrigale ao lado de corpos artísticos que fazem parte da história do grupo. “Em 2023 tivemos a oportunidade de estarmos com a Orquestra Ouro Preto, com o Ars Nova, com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música, com o Coro Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Um ano de bons e bonitos encontros e este será em um lugar muito especial para nós, a Igreja da Boa Viagem onde usualmente realizamos apresentações. Será uma ocasião ímpar e muito representativa”.

 


Serviço
Coro Madrigale e Academia Jovem Orquestra Ouro Preto

Data: 13 de dezembro
Horário: 20h
Local: Igreja da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – Funcionário, Belo Horizonte / MG)
Ingressos: Entrada franca

About admin